Quem sou eu

Ajudo você a melhorar o seu jogo.

Grande Mestre Internacional de Xadrez e Criador do “método de treinamento Evandro Barbosa” Um método que acelera brutalmente o aprendizado de xadrez, em que o jogador aprende desde os fundamentos em todos as fases do jogo até entender o as técnicas mais profundas do grandes mestres, conseguindo assim alcançar o próximo nível. Apaixonado pelo jogo, Evandro respira xadrez, estando com contato com o jogo mais de 10h por dia entre seu treinamento e de seus alunos.

Evandro Amorim Barbosa conheceu o xadrez aos 11 anos de idade através de um projeto de xadrez em todas as escolas públicas em sua cidade natal São Sebastião do Paraíso.

Por ser desde novo competitivo e por gostar de jogos, o seu interesse pelo xadrez foi imediato. Começou disputando os torneios da escola, e como não queria perder foi atrás de algum professor que lhe pudesse mostrar o caminho para evoluir.

Foi então que conheceu o seu primeiro mentor, o qual lhe apresentou o mundo do xadrez. Por ser muito dedicado e apaixonado pelo jogo, começou a estudar todos os materiais que encontrava pela frente (seja em livros ou através da internet). Nem sempre sabia se estava no caminho correto, mas estava sempre estudando. Logo, com apenas 6 meses de treino, teve uma evolução expressiva e já superava o seu primeiro treinador.

Na época o xadrez estava em alta em São Sebastião do Paraíso – MG, e assim teve a oportunidade de disputar diversos torneios com o apoio da cidade. Foi um período muito produtivo, em que pode disputar seus primeiros campeonatos estaduais, nacionais, e assim adquirindo uma vasta experiência que, somada ao treinamento diário, se transformou em resultados.

Em 2007, com 14 anos, conquistou o vice-campeonato brasileiro sub 16, classificando para o seu primeiro Mundial em Antalya na Turquia. Participar de um mundial e conhecer fortes jogadores foi uma experiência sensacional que o fez decidir tornar-se um enxadrista profissional, tendo como objetivo buscar o título máximo do xadrez: o de Grande Mestre.

Aos 15 anos conquistou o campeonato mineiro adulto, e começou a se dedicar seriamente ao xadrez na busca do seu objetivo. Em paralelo começou a dar aulas de xadrez a fim de poder disputar mais torneios, e sem se dar conta era nesse momento que iniciava sua carreira como treinador também, desenvolvendo sua didática para passar o conhecimento.

Passando alguns anos, em 2009, conquistou o título de MF (Mestre Fide), o primeiro título de relevância no xadrez. E em 2011 após ser vice-campeão do Zonal 2.4 conquistou o título de MI ( Mestre Internacional). Em maio de 2012 conquistou sua primeira norma de GM e um mês depois foi campeão Sul Americano sub 20 conquistando sua segunda norma de GM.

Parecia que sua conquista ao título de Grande Mestre aconteceria aos 19 anos por faltar apenas uma norma, no entanto, esse objetivo demorou a se concretizar, e somente no início de 2016, aos 23 anos, conquistou seu tão sonhado título de grande mestre. No mesmo ano integrou a equipe brasileira na Olimpíada de Xadrez de Baku.

Após a conquista do título passou a se dedicar mais como treinador, percebeu que após tanto anos dando aulas, tomou gosto por poder transmitir conhecimento e ver a evolução dos seus alunos. Em 2017, já como grande mestre, coordenou o Projeto Xadrez nas Escolas Públicas de São Sebastião do paraíso com o objetivo de resgatar o antigo projeto e popularizar o xadrez em sua cidade.

Em 2018 com a missão de popularizar o xadrez e poder trazer conhecimento aos jogadores da comunidade enxadrística iniciou o seu canal no youtube e o site que você está acessando agora.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 30 mil pessoas